Como não cair em um golpe de consórcio? ( Parte I)

Blog

Você decide economizar, fazer uma "poupança forçada", comprar um carro ou imóvel através de um consórcio, porém vendo algumas reportagens, as perguntas começam a surgir:
 Como não ser enganado no consórcio? Essa empresa de consórcio existe? Esse vendedor tem realmente autorização para vender cotas? Será que é uma promessa de contemplação? Esse dinheiro realmente é uma adesão de consórcio?  Venda de cotas já contempladas é legal? Consórcio é realmente mais barato que o financiamento?
Calma! Vamos te ajudar e responder isso com muita clareza e passo a passo do que deve fazer.

Essa empresa de Consórcio existe?

Você pode comprar consórcio de 2 formas:
1) De funcionários diretos de administradoras ou bancos - os contratos, contas e boletos estarão no nome dessas empresas.

Para saber se a empresa existe vá até o site do Banco Central (https://www.bcb.gov.br/) > Estabilidade Financeira > Sistema Financeiro Nacional >Organização > Encontre uma instituição ou diretamente em https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/encontreinstituicao .
Lá você digita o nome ou CNPJ da empresa. Aparecendo, ótimo, é uma empresa fiscalizada e que tem autorização para comercializar cotas de consórcio. Se não aparecer, não continue o contato ou negociação com o vendedor.

2) Você pode comprar também de representantes desse banco ou administradora - Escritórios ou PJs que possuem um contrato direto com os bancos ou administradoras de consórcio. Os contratos , contas, boletos de pagamento referentes as cotas, devem estar no nome desses bancos e administradoras de consórcio, e nunca no do representante.

Para saber se a empresa realmente representa uma (ou mais) administradoras de consórcio ou Banco, peça o contrato de parceria entre eles ou que acesse diretamente o portal dessa adminitradora com o Login da empresa. Nesse caso o escritório ou PJ não irá aparecer no Banco Central, mas os bancos ou administradoras que ele representar sim, e você pode verificar  com o mesmo Passo-a-passo  descrito no item 1.

Esse vendedor tem realmente autorização ou licença para vender cotas? 

Atualmente não há um tipo de licença ou certificação para vendedores de cotas de consórcio que seja obrigatória, porém há já um projeto para isso, o que facilitará sua busca. Até lá, você ir por esse caminho para confirmar se o vendedor ou vendedora podem vender para você:

1) Quando for um funcionário de Banco ou Administradora: Verifique a empresa (como descrevemos acima) - Solicite o nome completo e documento do vendedor, supervisor ou gerente que te atendeu, ligue na Central da Administradora ou na Central responsável por Consórcio do Banco e confirme se aquele funcionário realmente trabalha lá e com o produto consórcio.

2) Quando for um escritório ou PJ: verifique quais Bancos e Administradoras ele representa no Banco Central, peça o CNPJ e razão social desse escritório ou PJ,  ligue na Central da Administradora ou na Central responsável por Consórcio do Banco, peça para falar com a parte responsável pela representação de consórcio e confirme se aquele CNPJ representa aquela instituição.


O Banco ou administradora pode responder na hora, ou levar cerca de uma semana devido a quantidade de funcionários ou checagem de contratações e demissões. De qualquer forma, se não sentir segurança, aguarde o retorno da confirmação de vinculo daquele funcionário ou representante com a financeira.


Lembre-se: Contratos, boletos, comprovantes de máquina de cartão, cheques ou transferências só devem ser todos feitos pelas as administradoras ou Bancos que constam no Banco Central.


Confirmando esses dois passos acima, já não tenho mais risco de ter promessa de contemplação?


Gostaríamos que fosse assim, porém como em todas as áreas, existem ótimos profissionais que atuam com transparência, e ao mesmo tempo existem profissionais que não tem tanta transparência assim e que podem sim passar informações erradas sobre o consórcio, inclusive a própria promessa de contemplação. Na próxima parte desse artigo abordaremos: Promessas de contemplação e informações importantes para saber sobre o consórcio (taxas, multas).




Para saber qual empresa tem um melhor plano para você ,recomendamos a procura de um especialista na área para analisar reclamações, taxas, grupos e burocracia na liberação de crédito. Entre em contato sem compromisso com uma consultoria Financeira, e explique seu caso. Pode ser que o consórcio se encaixe perfeitamente para você, ou haja outro tipo de crédito que te atenderá melhor.


 

 

WhatsApp WhatsApp
TOPO